terça-feira, 2 de setembro de 2014

Sobre o curso de Engenharia Civil...

salario-de-um-engenheiro-civil
Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de Administração e Economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia.
O curso geralmente dura 5 anos e você pode atuar em diversas áreas, contrução urbana, estrturas e fundações… As melhores universidades são: PUC e UFRJ-Rio de Janeiro; UFSC-Florianópolis; Porto Alegre-UFRGS; USP-São Paulo; Salvador-UFBA;PC-PR Curitiba. O salário inicial é de R$ 3.732,00.

Para saber se é o curso para você, faça esse teste e este para te ajudar.
Fonte: Guia do estudante
A entrevista de hoje é com a estudante Laís Cardoso, ela estudava no mesmo colégio que eu… Brigada por ter participado Laís
1. Como você escolheu o curso que iria fazer? Teus pais te influenciaram?
R: Eu escolhi pensando que por ser algo que eu farei a minha vida toda tinha que ser algo que me encantasse que despertasse em mim vontade de viver aquilo, porque se não se tornaria algo maçante depois de um tempo.  Não tive influência da minha mãe, ela sempre apoiou, mas nunca tinha me dado essa ideia de ser engenheira, quando ela falava algo sobre profissão que eu podia seguir ela falava sobre nutrição, mas saúde não é minha área de jeito nenhum. Quando chegou no tempo do vestibular ela apenas me ajudou a escolher a cidade e correr atrás de tudo pra conseguir, apoio dos pais é tudo. :D
2. Como é o curso? E porque você escolheu esse curso?
R: Eu escolhi por que sou apaixonada por construções, simplesmente me fascina. Fiquei muito em dúvida entre Arquitetura e a Engenharia Civil, mas como sempre adorei matemática e física e sabia que a Engenharia tinha muito mais, eu optei por ela, e com certeza fiz a escolha certa. O curso é puxado, a primeira fase (que é a que estou cursando) é uma base que todas as engenheiras têm, cada uma ‘’ puxando ‘’ pro seu lado, mas todas têm igual. São matérias básicas, pré-requisitos pras que vem adiante, tem que gostar de conta, porque não tem uma matéria que não tenha e gostar de estudar, por que mesmo tendo facilidade você se obriga a treinar com exercícios em casa.
3. Em que áreas poderá atuar após o término da faculdade?
R: Em qualquer tipo de obra como: casas, edifícios, pontes, viadutos, portos, barragens, ferrovias, estradas, canais. Além de pesquisa, isso em relação aos materiais utilizados na construção e a melhorias nas construções pra torná-las mais sustentáveis, etc. A escolha da área é bem mais pra frente e depende das metas de cada um, das preferências, etc.
4. Qual sua matéria preferida e por quê?
R: Como eu disse antes, as matérias ainda são muito básicas, mas a minha preferida é Cálculo, não é fácil e exige bastante esforço, mas eu adoro resolver as questões, então pra mim tem sido a melhor. Adoro desenho também, mas é aquela história, quando você não vai muito bem (meu caso) você acaba desgostando… hahaha.
5. O seu curso é mais prático ou teórico? Mais matérias de cálculo ou de leitura?
R: O curso tem muito dos dois e isso é uma das coisas que me apaixona. Por que sou hiperativa, não conseguiria fazer algo muito teórico. Na primeira fase é teoria pura, mas eu sei que isso será usado na prática daqui pra frente, e todas as matérias tem contas, umas bem menos que outras, mas os números estão sempre presentes.
6. Como é o dia-a-dia na faculdade?
R: Não tem muita ‘’matação’’ de aula, porque mesmo sempre correndo o risco de se deparar com professores que gostam de contar história e acabam enrolando sem dar muita aula, é muito conteúdo então quase não dá tempo. É corrido, mas na primeira fase não tem muito trabalho etc, pra frente quem quer fazer engenharia pode se preparar, por que tem muito, e são projetos extensos. Mas na universidade em si é tudo maravilhoso, pelo menos na minha (Unoesc campus de Joaçaba) é uma delícia, eu sempre fui do tipo que adorava estar na escola, na faculdade então, me sinto quase em casa, mesmo que seja cansativo, eu adoro.
7. Qual a maior dificuldade que você enfrenta na faculdade?
R: Pra mim é desenho por que eu não tinha base nenhuma e meu professor passa tudo correndo demais e é muito perfeccionista, e definitivamente me dou melhor com as contas por que não sou nada detalhista e acabo deixando passar certas coisas, mas com tempo a gente aprende haha.
8. Você sempre quis seguir esta profissão, ou pensou em ter outra carreira?
R: Só quando era bem menor que como todo mundo queria ser veterinária ou professora. Mas acho que desde mais ou menos a 6ª série, eu sempre soube que queria fazer isso. Pensava mais em Arquitetura, mas como desenho não é meu forte sei que escolhi certo.
9. Você tem bastante tempo livre em relação à faculdade, ou ela ocupa muito o seu tempo?
R: Como eu não trabalho eu tenho a tarde e a noite toda livres, ai vai de cada um por quanto tempo acha que deve estudar, eu estudo com dois amigos todo dia a tarde toda, mas tenho amigas que estudam bem menos que eu e vão bem também. Mas isso depende do semestre por que tem fases que tem aulas a tarde, à noite (meu período é matutino) e também os trabalhos que por serem projetos são extensos e levam tempo pra serem feitos.
10. Uma dica para a galera que deseja seguir essa profissão.
R: Gostar de conta, por que se não você enlouquece haha, e principalmente dar muito valor pras bases que tem na escola de química, física e matemática por que tudo que você imaginava que não iria mais precisar na vida: precisa.

Acessado em: 2 de setembro de 2014
Link:http://papodiferente.wordpress.com/2013/06/26/sobre-o-curso-de-engenharia-civil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário